sexta-feira, 9 de julho de 2010

USO DE BLOGS NA EDUCAÇÃO: modismo ou utilidade?

Já há algum tempo os blogs escolares têm-se afirmado como um poderoso instrumento para alunos e professores. Trata-se na verdade de nós professores estarmos falando a linguagem conhecida pelos nossos alunos. É a oportunidade também de mediação do conhecimento de um determinado assunto de forma sistematizada, pois nem toda informação pode ser traduzida em conhecimento, principalmente as disponíveis na internete. Essas informações requerem um certo conhecimento de quem está navegando, podendo assim filtrá-las. Desta forma os blogs escolares podem cumprir algumas tarefas e ser muito eficazes no processo de ensino/aprendizagem, a saber:

1. É uma nova forma de comunicação professor/aluno muito útil, sobretudo em disciplinas com reduzida carga horária semanal. É um instrumento interativo que pode ir mantendo o aluno ligado à disciplina de forma motivada. Imagine-se uma disciplina com um bloco de 90 minutos semanais. Junte-se um feriado e mais umas férias de Natal. Temos ausência de aulas em grandes períodos de tempo. Os alunos podem manter o contato com a disciplina através do blog;

2. Pode ser mais um instrumento de estudo e de apoio às aulas. Apesar dos vários modelos existentes, o blog pode funcionar como apoio ao manual, através da divulgação de outros documentos, imagens, aprofundar temas e, ainda pode conter correção de testes e divulgação de sites de interesse.

3. Pode ser uma forma muito eficaz para a motivação dos alunos, para as diferentes unidades temáticos e/ou disciplina. A maior vantagem pode ocorrer com a publicação de trabalhos de alunos que sentem orgulho em ver o seu nome nos artigos e seu trabalho tornado visível, é a questão da autoria.

4. Não requer muitos recursos da Escola. Alguns computadores com ligação à internet nos laboratórios são suficientes, em especial para os alunos que não dispõem de internet em casa. Implica, no entanto, algum envolvimento extra do professor que gere o blog.

Um comentário:

  1. Muito interessante sua publicação sobre o uso dos Blogs.

    Parabens!!!!!!!!!!!!Amei o design de seu Blog. Hiper lindo e criativo

    ResponderExcluir