sexta-feira, 9 de julho de 2010

COLEGAS EDUCADORES: Se faz necessário mesmo utilizarmos as "novas" tecnologias?

Assistimos a um processo de aprendizagem, com milhares de participantes: produtores de software, conteúdistas, professores, tutores, alunos, etc. Todos envolvidos no mundo da “educação a distância”. Vivemos um momento histórico, que poderíamos chamar de “o Século Digital”, em que impera a autoria, autonomia, a comunicação, a informação e a busca constante à construção do conhecimento.

Nesse contexto, temos à nossa disposição um arsenal de ferramentas tecnológicas que em tese amplia as nossas possibilidades de contribuirmos com a melhoria na qualidade da educação e, portanto no processo ensino-aprendizagem. Mas ainda não conseguimos sair totalmente da sala de aula padrão.

É necessário aproveitarmos melhor esse atual momento que tem nos oportunizado uma efetiva formação com qualidade e, para desenvolvermos a nossa prática pedagógica em consonância com o uso das várias tecnologias.

Neste sentido, é preciso despertar para o fato de que já estão por surgir novas tecnologias que ainda nem imaginamos e que demandarão novas mudanças e, portanto, novos desafios frente aos nossos alunos, diga-se de passagem, cada vez mais “preparados” no domínio das tecnologias atuais.

Na verdade, o que chamamos de educação continuada é muito mais aprendizado continuado, diria até obrigatório, forçado por essa evolução tecnológica e pelo nosso compromisso, enquanto educador, de uma educação de melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário