segunda-feira, 12 de julho de 2010

EXPERIÊNCIAS COM A UTILIZAÇÃO DE BLOGS NA EDUCAÇÃO

1. BLOGUEIRAS DE CARTEIRINHA

A professora Maria de Fátima Olson Vedrossi e a coordenadora Karina Corrales Nunes, da 3ª série (4º ano) do Colégio Visconde de Porto Seguro descobriram um excelente canal para orientar os estudos dos alunos.

Elas criaram o blog da 3ª série, que é acessado por todos os 350 alunos da série. Em um semestre, foram mais de 8000 acessos.

O que elas postam no blog são atividades extra, material de estudo e links para conteúdos do Portal Educacional sobre todos os componentes curriculares da série.

Isso significa que, a cada vez que um aluno entra no blog, ele está estudando um pouquinho mais.

Elas recebem muitos comentários carinhosos dos alunos e de seus pais e nunca mais receberam pedidos de atividades extra de estudos. Os alunos contribuem com sugestões, fazem pedidos a respeito do que gostariam de acessar no blog e comentam que os desafios são interessantes.

Além de estarem estudando mais, seu estudo é diversificado, pois as atividades propostas são variadas, e, ainda por cima, motivadoras. Desde modo, elas acabam atendendo às necessidades de cada alunos.

Os alunos freqüentam o blog sem qualquer obrigatoriedade. As professoras da série estão encantadas com as trocas que essa proposta promove entre alunos e professores. Fátima ainda ressalta que é muito fácil incluir atividades no blog - bem mais fácil do que preparar material para a xerox.

Realmente, a tecnologia tem um enorme poder de ampliar e tornar mais interessante o tempo de estudo de cada um.

2. CADA PROFESSOR COM O SEU BLOG


O Colégio Caetano Álvares de São Paulo, inovou ao decidir conjuntamente que cada professor deveria criar o seu blog. O efeito desta atitude surpreendeu a todos.

Em primeiro lugar, perceberam que, ao incentivar a criação dos blogs, a equipe ficou mais unida, pois cada professor teve que aprender a usar a nova tecnologia e era possível ver com facilidade o que os colegas estavam fazendo.

Além disso, os professores logo perceberam como o blog valorizava o seu trabalho: os alunos logo começaram a acessar os blogs dos professores e os pais vinham à escola comentar como estavam gostando da iniciativa.

Com este recurso, os professores começaram a orientar pesquisas, apresentar os trabalhos realizados em sala de aula, as festas escolares, disponibilizar textos, atividades e propostas de trabalhos. Com a troca de experiências entre os professores, cada uma aprendia o que ainda podia incluir no seu blog com o colega.

O que está deixando os professores, coordenadores e a diretora mais satisfeitos é que os alunos da escola estão desenvolvendo a cultura de consultar o blog dos professores ao chegar em casa. Com isso, têm dedicado mais do seu tempo livre à escola e menos aos famosos msn e orkut. Com isso, a escola tem certeza de estar orientando um uso da tecnologia mais seguro e mais produtivo, além de estar conquistando os alunos ao interagir com eles na sua linguagem.

A coordenadora Ismênia afirma que: "Dá prazer ver que os professores percebem que estão progredindo profissionalmente ao aceitar o incentivo da escola."

A coordenadora Renata revela que: "A iniciativa de criar blogs ampliou a relação de afetividade do grupo. As professoras ensinam habilidades umas às outras e interagem entre si. Criamos um ambiente de competição saudável em que as professoras querem se superar, mas também se ajudam. Estamos muito felizes com os resultados."

Quer saber muito mais? Então consulte a fonte:

www.http://blog1.educacional.com.br/tecnajuda/c9532

Nenhum comentário:

Postar um comentário