terça-feira, 27 de julho de 2010

Produtos e Objetos do Portal do professor

Papel de bala (por dentro da escola)

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=103

Achei esse vídeo muito interessante, ele é destinado à educação básica/Ensino Fundamental e apesar de tratar especificamente de teatro como comunicação e produção coletiva, é perfeito para se trabalhar com qualquer disciplina (no meu caso a geografia), com o tema Sociedade e Meio Ambiente, pois é uma oportunidade para se discutir as práticas dos alunos em sala de aula, como um simples papel de bala que é comum ser descartado no piso da sala, mesmo algumas salas contendo lixeiras, é uma oportunidade para se fazer uma contextualização das condições ambientais do nosso planeta, realizando uma escala tanto a nível global como local. Trabalhando desta forma o respeito ao meio ambiente.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Conselhos importantes para a vida do planeta - http://www.addp.pt/topas

Mas um material destinado ao Ensino Fundamental, podendo ser trabalhado nas séries finais, com o tema Meio Ambiente, mas especificamente a questão da água no planeta. Ele enfatiza a importância de se utilizar conscientemente este recurso, apontando exemplos de como se pode economizar a água nas atividades diárias através de medidas simples e de pequenas mudanças de hábitos. Abre a possibilidade que todos os alunos possam refletir sobre a importância de se utilizar conscientemente a água em sua casa, assim como despertar para a necessidade das pequenas práticas de economia de água sejam realizadas diariamente, contribuindo para a durabilidade e qualidade deste recurso para as gerações presentes e futuras.

--------------------------------------------------------------------

Mapa de distribuição de água potável no mundo - http://energiaverdepr.ning.com/photo/2198628:Photo:2996?context=latest

A imagem (mapa) permiti que se realize uma leitura crítica, abordando a distribuição de água potável no mundo, países com escassez de água potável, etc... é destinado ao Ensino Fundamental e poderá ser utilizado nas séries iniciais, a idéia. Possibilita que o aluno adquira e amplie seus conhecimentos e sua capacidade de crítica com relação à preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário